O que é um algoritmo – Programação


Nos dias atuais e com a rápida evolução da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta!

Nesta atividade muito comum ao nosso dia dia, você algum dia deve ter se perguntado como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede?!

A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa. Ele segue extamente o que você manda ele fazer através dos algoritmos!

Um algoritmo é um conjunto de passos a passos que tem o objetivo de mostrar os processos necessários para a execução de uma determinada tarefa. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções computacionais que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.



Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas do cotidiano.

Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.

Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:


O que é um algoritmo – Programação


Início
Verifica se o interruptor está desligado;
Procura uma lâmpada nova;
Pegar uma escada;
Levar a escada até o local;
Posiciona a escada;
Sobe os degraus;
Parar na altura apropriada;
Retirar a lâmpada queimada;
Colocar a lâmpada nova;
Descer da escada;
Acionar o interruptor;
Se a lâmpada não acender, então:
Retirar a lâmpada queimada;
Colocar outra lâmpada nova
Senão
Tarefa terminada;
Jogar a lâmpada queimada no lixo;
Guardar a escada;
Fim


Os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas.

Programadores de todas as linguagens passam por este aprendizado para poder entender com funciona a linguagem que o computador entende.

Para assim programá-lo para executar as atividades que atendem as funções que o programa contém!

Além do exemplo que você viu acima, das tarefas que você precisa realizar para trocar uma lâmpada, existem milhares de tarefas que se assemelham a esse passo a passo.

Existem diversos tipos de algoritmos, os mais comuns são os pseudocódigos, que utiliza uma forma mais estruturada, semelhantes as que são utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.


O que é um algoritmo – Programação


Um algoritmo é algo que você utiliza o tempo todo e mas não sabia até ler esse artigo.

Uma forma bem interessante de exercitar a lógica seria algum dia você parar para pensar em sua rotina ao acordar, por exemplo.

Você perceberia o quanto ela é mais complexa do que parece, se fosse para colocar no papel e como a execução disto é automática.

Na programação computacional você determina o que o computador vai fazer através dos seus comandos que são passados para ele, e na linguagem que ele entende!

Através do algoritmo você planeja todas as ações para a execução de diversos tipos de tarefas como calculos matemáticos, listagens de registros de todos os tipos, além de resolver quase todos os tipos de problemas.

Realmente vale muito apena estudar algoritmo quando você pretende ser um excelente programador de computadores.

Bom! Espero que tenha gostado do artigo além de ter ajudar na sua pesquisa!

Quer saber mais sobre a informática clique aqui!

Viva com Sucesso!

Por gentileza, curte as nossas redes sociais clicando nos botões logo abaixo:

Curta as nossas redes sociais: