O que é lógica de programação!


A lógica de programação é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para as linguagens de computadores pelo programador com o objetivo de produzir um software.

Uma sequência lógica é denominada algoritmo. Se você ainda não sabe o que realmente é um algoritmo clique aqui!

Então podemos dizer em uma linguagem mais coloquial, que um algoritmo é uma sequência de passos a passos para realizar um tarefa, função ou objetivo. Como podemos ver a lógica de programação trata basicamente de construir algoritmos que serão transformados em programas de computador.



A linguagem de programação é como uma língua normal, um grupo de palavras com significados. No caso da programação, a maioria das linguagens é escrita em Inglês.

Estas linguagens fazem o computador assimilar cada comando e função de um algoritmo, depois para executar cada função.

A linguagem de programação é como se escreve o algoritmo. O grande problema para muitos é o que programar para o computador fazer o que é desejado.

Para o aprendizado foi desenvolvido o Software VisualG, que auxilia a programação totalmente em português.

Com este software, não é necessário pensar em linguagem de programação, pois todos os comandos são em Português, ficando assim o foco na Lógica e na facilidade do entendimento.


O que é lógica de programação!


Na hora de programar alguns passos são indispensáveis, como Declarar Variáveis.

Variáveis podem ser escritas por letras ou números, que representam um valor específico que pode ser mudado a qualquer momento.

Cada variável tem um espaço na memória para armazenar seus dados. Porém existem vários tipos de dados, sendo os mais comuns:

  • Numérico: todo e qualquer tipo número, positivo ou negativo;
  • Reais: podem ser positivos ou negativos e decimais;
  • Caractere: São os textos. Qualquer número pode entrar aqui, porem não terá função matemática;



Saber corretamente a lógica de programação é saber o melhor jeito de escrever um código, para o computador interpretar corretamente. É saber se comunicar com a maquina a partir de uma linguagem de programação que pode ser de diversos tipos.

Quem quer começar uma carreira como programador deve primeiro aprender lógica de programação. Uma base sólida em lógica garante ao iniciante conhecimentos suficientes para aprender qualquer linguagem de programação, seja ela C, C++, Java, Object Pascal (Delphi), PHP, VB, C#, etc.

A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar.

A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.

Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são programadas nas estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividades simples que vão desde atravessar a rua até a trocar o pneu de um carro.


O que é lógica de programação!


Se você não percebeu ainda as atividades que realizamos no nosso dia-a-dia, há sempre o chamado raciocínio lógico que define os passos para que nossas atividades sejam completadas com sucesso.

Quando esse raciocínio falha, ou seja, não é suficientemente preciso, há grandes chances de não alcançarmos nosso objetivo. A mesma coisa acontece com os programas de computador.

Por isso, embora pareça simples, usar o raciocínio lógico para instruir um computador a realizar nosso desejo, é uma tarefa bastante complexa que exige muita prática.

A maioria das pessoas que fazem esse exercício pensam nas tarefas, tirar um pneu e colocar o outro. Algumas pessoas mais detalhistas pensam em abrir o porta-malas e pegar o pneu de estepe. Mas poucas pessoas pensam em coisas como:

Se o estepe não está cheio o suficiente:

   Ligar para o seguro e aguardar o socorro.

Se o estepe estiver ok:

   Pegar o macado no porta-malas;
   Posicionar o macaco sob o carro;
   Suspender o carro com o macaco;
   Desparafusar todos os parafusos;
   Tirar o pneu;
   Colocar o estepe;
   Parafusar todos os parafusos;
   Abaixar o macaco;
   Guardar o macaco no porta-malas;
   Guardar o pneu furado no porta-malas;
   Fechar o porta-malas;
   Entrar no carro;
   Ligar o carro;
   Dirigir até encontrar uma borracharia;



Agora imagine se estivéssemos escrevendo um programa que troca pneus!

O programador deve partir do princípio que o computador não pensa e não é inteligente para saber o que precisa ser feito.

Portanto, ao escrever o programa, cada tarefa a ser executada pelo computador deve ser minuciosamente detalhada pelo programador.

Pesquise, treine e mantenha uma boa prática de programação para aumentar a sua habilidade e se tornar um excelente profissional na área.

Ótimo! Espero ter ajudado na sua pesquisa, e que você se torne um excelente programador!

Quer saber mais sobre a informática clique aqui!

Curta nossa redes sociais clicando nos botões abaixo:

Viva com Sucesso!

Curta as nossas redes sociais: