Saiba agora as 7 linguagens de programação mais utilizadas!


A linguagem de programação é um conjunto de regras usadas para definir um programa de computador. A vida de um programador é excelente do ponto de vista exterior da maioria das pessoas que almejam por esse ideal ou daquelas que duvidam seja por que não conhecem a área ou não conseguiram aprender de verdade a programar. Mas você pode começar agora!



Muitas horas de treinamento no início, lógica de programação, vetores, matrizes e funções mirabolantes para executar tarefas de um projeto de software, aplicativo, ou até mesmo pela curiosidade e tentativa para ser um excelente programador.

Mas o que todos os programadores sabem, que nada é fácil assim de repente programar em linguagens para criar funções todos os dias, realizar aquelas longas manutenções em uma determinada tarefa ou apresentação de informações no Sistema.

Para quem está começando a dica é a seguinte! Pratique demais a lógica de programação, não faça como a maioria que vai levando para acabar a jornada, aprenda cada passo a passo com entusiasmo, com dedicação e determinação. Mas para quem já está iniciando a vida profissional, mesmo de free lancer, estagiário ou primeira carteira assinada, separamos aqui algumas descrições bastantes interessantes para a formação de um excelente engenheiro de software para o futuro brilhante!

Leia até o final do artigo e em cada título, vai pesquisando para aprofundar mais ainda o seu conhecimento, de forma que possa lhe agregar mais inteligência e habilidades.

Vamos descrever neste artigo as 10 linguagens de programação mais utilizadas nos dias atuais:

1 – Google Go


linguagem de programação

Go é uma linguagem de programação criada pelo Google. Possui o propósito de aumentar a produtividade em projetos. A linguagem foi lançada em 2009, surgindo como solução para atender a diversas necessidades da empresa.

O foco da linguagem é a performance e a produtividade, buscando ótimos desempenhos tanto da compilação, quanto de processamento da aplicação. A Go é multiplataforma, com suporte para Linux, Windows, MacOS e entre outros.

A linguagem Go vem alcançando posições cada vez melhores nos rankings das linguagens de programação. Dropbox, Uber e SendGrid são alguns exemplos de empresas que utilizam essa tecnologia. No Brasil, a tecnologia ainda não é muito forte. Mas pode ficar se você focar agora nela e já começar a estudar!

2 – Java


linguagem de programação

Java é uma linguagem de programação interpretada orientada a objetos, desenvolvida na década de 90 exatamente em 1995, por uma equipe de programadores liderada por James Gosling na empresa Sun Microsystems.

O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que atualmente faz parte do núcleo da Plataforma Java.

O Java utiliza o “Garbage Collector” para gerenciar a memória referente ao ciclo de vida dos objetos e sua permanência nela. O programador determina quando os objetos são criados e o Java Runtime é responsável pela retirada do objeto da memória quando ele não estiver mais em uso, evitando que este processo seja feito manualmente como nas linguagens de programação estruturada.

3 – JavaScript


linguagem de programação

Muitos iniciantes perguntam se o javascript é a mesma coisa que Java, a resposta exata é não. O JavaScript foi formada recebendo diversas influências de outras linguagens de programação, ela até foi planejada para ser semelhante ao Java porém, em um formato mais simplificado para facilitar o seu uso.

O javascript é uma linguaguem de programação voltada para a criação de páginas na internet com mais dinâmicas.

O JavaScript é uma linguagem de scripts utilizada para acessar objetos dentro de outras aplicações. Ela é utilizada em milhares de páginas da internet para acrescentar funcionalidades, validação de formulários, detectar navegadores, entre diversas outras aplicações.

Para quem trabalha com a internet saber o javascript é obrigatório, até mesmo para dar brilho ao seu trabalho.

4 – C#


linguagem de programação

C# (lê-se: c sharp), é uma excelente linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft e lançada em julho de 2002.

A linguagem é um dos recursos da plataforma .NET (pronuncia-se: dot net), que foi criada com o objetivo de melhorar a comunicação entre diferentes tecnologias utilizadas pela empresa.

É uma linguagem totalmente orientada a objetos, cuja sintaxe foi baseada nas precursoras C++, Java e Object Pascal.

Desse modo, programadores que conhecem pelo menos uma destas linguagens, podem facilmente aprender a programar em C#.

A linguagem c# pode ser utilizada na criação de diversos tipos de aplicações, com foco em soluções de alto nível.

5 – Python


linguagem de programação

O python foi criada no início dos anos 90, Python é uma linguagem de programação desenvolvida e distribuída pela Python Software Foundation, é utilizada para fins diversos na programação.

Considerada uma linguagem de altíssimo nível, Python suporta diferentes paradigmas de programação e conta com recursos poderosos.

Python é muito usado em aplicações web, soluções complexas, jogos e entre outros.

6 – PHP


linguagem de programação

O PHP (Significa Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web!

PHP é uma linguagem de programação de livre distribuição, utilizada em todo o mundo para criação de sistemas web dinâmicos.

O PHP é focado principalmente nos scripts do lado do servidor, portanto, você pode fazer qualquer coisa que outro programa CGI pode fazer, como coletar dados de formulários, gerar páginas com conteúdo dinâmico ou enviar e receber cookies.

Os códigos PHP são interpretados no servidor, logo trata-se de uma linguagem server-side. Sempre que o navegador solicitar, o interpretador processa o código da página e gera um HTML, que será enviado como resposta ao cliente. Podendo incluir, por exemplo, informações do banco de dados, já que o PHP possui essa funcionalidade.

É uma excelente linguagem de programação de desenvolvedores web!

7 – Ruby


linguagem de programação

Criado em 1995 pelo programador japonês Yukihiro Matsumoto (mais conhecido como Matz), o Ruby é uma linguagem de programação orientada a objetos e de sintaxe simples. A proposta de Matz era desenvolver uma linguagem legível, fácil e agradável.

Atualmente, muitas startups escolhem Ruby e Ruby on Rails para desenvolver suas aplicações web, pois a tecnologia permite que se dedique mais tempo e atenção ao negócio em si do que ao desenvolvimento.

Ruby já é uma das linguagens de programação mais populares e ainda possui muitas possibilidades de crescimento no mercado. Trata-se de uma tendência!

Aplicações web de grande relevância, como Twitter e GitHub utilizam a linguagem.

Bom! Agora é só começar a programar e se dedicar a melhor linguagem de programação que você gostar desta lista descrita acima, espero ter ajudado bastante na sua pesquisa!

Se você quer saber mais sobre como aprender algumas das linguagens mencionadas nesse artigo para se tornar um grande profissional na área de tecnologia, entre em contato conosco, basta CLICAR AQUI e deixar a sua mensagem!

Lembre-se! O treinamento e a repetição do estudo é que leva ao crescimento profissional!

Viva com sucesso!

Curta as nossas redes sociais: