O que é Sistema de Informação?!


Sistema de informação é o modelo organizacional, automatizado ou manual, de processos e atividades responsáveis por coletar, processar e transmitir dados que sejam úteis ao desenvolvimento de produtos e serviços das empresas, organizações e todos os tipos de projetos. Auxiliando com eficácia no aprimoramento dos resultados de uma instituição, empresas e organizações.

O sistema de informação é dividido em componentes que são integrados para realizar atividades de inter-relação em conjunto para atingir o objetivo principal de um projeto.

Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral.



Estes elementos interagem entre si para processar informações e divulgá-las de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.

O profissional de sistemas de informação atua em diversas áreas dentro de uma empresa que podem ser: a administração do fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora das organizações, desenvolver o processamento, armazenamento e recuperação de dados, para serem utilizados de forma adequada para usuários da rede em questão.

Pode atuar em todas as empresas de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico, a grande sacada do século 21.

E neste artigo você vai ver os tipos de sistemas de informações: Sistemas de nível estratégico, Sistemas de nível gerencial / nível tático, Sistemas do nível do conhecimento e Sistemas do nível operacional.

1 - Sistemas de nível estratégico:

O sistema de informação neste nível, atua o chamado Sistema de Apoio ao Executivo, responsável por ajudar os executivos a criarem estratégias a longo prazo para acompanharem as tendências do ambiente externo (mercado e consumo, por exemplo) e interno para o aprimoramento das atividades executadas.

2 - Sistemas de nível gerencial / nível tático:

É baseado no sistema de nível estratégico, mas com um diferencial de produzir relatórios contínuos sobre os processos executados em ambiente administrativos com relação aos gerentes médios da organização.

3 - Sistemas do nível do conhecimento:

O Sistema do nível do conhecimento atua através dos Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento e Sistemas de Automação de Escritório, responsáveis por possibilitar a integração de novas tecnologias, inovação e informações importantes à organização.


O que é Sistema de Informação?!


4 - Sistemas do nível operacional:

Os Sistemas do nível operacional utilizam os sistemas de processamento de dados, dão suporte aos gerentes operacionais, oferecendo respostas rápidas às questões de rotina da organização.

Este sistema também é responsável por fornecer informações de fácil acesso, precisas e atualizadas em tempo real.

No Brasil, o curso de ensino superior em Sistemas de Informação forma o indivíduo para atuar como um profissional que gere o fluxo de informações em uma rede de informática. Gerência de TI, gerência de redes e processos relacionados andamento da rotina de uma empresa.

O estudo dos sistemas de informação surgiu como uma subdisciplina das ciências da computação, com o objetivo principal de racionalizar a administração da tecnologia nas organizações.

O campo de estudo foi-se desenvolvendo até vir mesmo a fazer parte dos estudos superiores dentro da disciplina da administração.

E Toda pessoa que deseja empreender tem dificuldade para gerir o negócio. Exatamente por causa do desconhecimento da importância de sistemas de informações, Mesmo tendo conhecimentos na área de administração e gestão financeira, é difícil aplicar a teoria, e na prática as situações do dia a dia extrapolam os conhecimentos que se tem.


O que é Sistema de Informação?!


Vai uma dica?! O que fazer para ter mais eficiência e eficácia no gerenciamento da sua empresa? A dica é entender o que é sistema de informação.

Conhecendo profundamente a função que ela exercita na sua empresa, vai dar poder de gestão empresarial para o seu negócio, que sempre vai poder exercer aprimoramento e flexibilidade da corporação dentro do mercado cada vez mais competitivo.

O objetivo dos sistemas de informações é entender e analisar como ocorrem as ações das tecnologias de informação nos processos de decisão gerenciais e administrativos das empresas. E consequentemente apresentar as melhorias!

Excelente! Agora realmente acreditamos que ajudamos em muito na sua pesquisa!

Curta nossas redes sociais clicando nos botões logo abaixo!

Viva a inovação no comércio!.

Curta as nossas redes sociais: