Saiba agora o que é a linguagem SQL!


A linguagem sql é uma linguagem de programação para banco de dados! É a sigla de Structure Query Languagem que significa linguagem de consulta estruturada em banco de dados.

O SQL foi desenvolvido originalmente no início dos anos 70 nos laboratórios da IBM em San Jose nos Estados Unidos da América.

Vamos contar para você neste artigo um pouco sobre a história da linguagem e como ela é utilizada para o desenvolvimento de sistemas computacionais.

Vamos lá!

A linguagem sql é uma linguagem de grande padrão de banco de dados. Isto decorre da sua simplicidade e facilidade de uso.

Ela se diferencia de outras linguagens de consulta a banco de dados no sentido em que uma consulta SQL especifica a forma do resultado obtido.

O SQL foi originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram vários dialetos desenvolvidos por outros produtores. Essa expansão levou à necessidade de ser criado e adaptado um padrão para a linguagem. Esta tarefa foi realizada pela American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO em 1987.



A linguagem SQL (Structured Query Language) é a base para utilização de bancos de dados relacionais. Com a utilização dos comandos básicos (INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT).

Com esses comandos podemos realizar a maioria das funcionalidades de um sistema que acessa um banco de dados, ou até mesmo para a criação da arquitetura base do banco de dados que vai ser utilizado posteriormente.

Programação de Banco de Dados!


Saiba agora o que é a linguagem SQL!


Os comandos da linguagem SQL são muito poderosos, mas normalmente consegue-se melhorar o desempenho das aplicações através da programação do banco de dados.

Ao desenvolver módulos que sejam executados diretamente no servidor, diminui-se o tráfego de informações na rede, esconde-se boa parte das estruturas das tabelas e agiliza-se o processamento e retorno das mensagens de forma mais rápida.

Internamento o banco de dados possui mecanismos integrados que permitem unir as estruturas tradicionais de programação com os comandos SQL.

O banco de dados possui mecanismos próprios que podem ser utilizados em favor do desenvolvedor.

Cada banco de dados possui um conjunto específico de comandos que definem a linguagem de programação.

O que é SGBD?

Existem vários tipos de sistema gerenciador de banco de dados, a sigla é SGBD. É um sistema que gerencia um ou mais bancos de dados.

Os mais conhecidos são MYSQL, Oracle, Postgresql e o SQLServer!

Cada SGBD possui detalhes diferenciados da linguagem padrão sql, cada banco de dados é único neste quesito, mas todos eles funcionam com os mesmo conceitos.

É possível criar módulos programáveis, como funções, procedimentos, objetos, pacotes, gatilhos, e muitas outras funções podem ser executadas.

Em todos os casos, há um engine responsável pela integração e execução dos módulos no servidor de banco de dados.

Os banco de dados mencionados aqui podem ser utilizados por diversas linguagem de programação de alto nível como PHP, JAVA, C# e muitas outras.

É utilizada para armazenamento de registros de dados de um determinado sistema, facilitando a rápida consulta a informações precisas, para atender a necessidade da função do programa.

Um profissional que trabalha com banco de dados é o responsável por administrar o local onde ficam armazenados os dados da organização.

Estamos em uma época chamada de a Era da Informação!


Saiba agora o que é a linguagem SQL!


E por esse motivo a informação é um dos bens mais preciosos para todos, e principalmente para as empresas.

Nas empresas a grande maioria das informações são retiradas dos dados que foram por ela armazenados nas operações diárias.

O banco de dados é considerado por muitos como um dos maiores núcleos intocáveis do sistema, com isso, o profissional de TI é responsável pela manutenção e garantia de que o banco de dados sempre estará disponível e com os dados totalmente protegidos para serem utilizados corretamente.

É também muito importante e valorizado para a sua profissão!

Vale realmente apena aprender a programar corretamente um banco de dados, e é uma profissão bastante requisitada no mercado de TI.

Agora mãos à obra! Pesquisas, cursos, treinamentos, práticas e mais práticas!

Excelente! Espero que tenha gostado do artigo e tenha ajudado bastante na sua pesquisa!

Curta as nossa redes sociais clicando nos botões logo abaixo e fique por dentro de novidades de tecnologia!

Viva com paixão!.

Curta as nossas redes sociais: