Veja as melhores profissões na área de TI! Confira agora!


A informática abrange uma série de áreas que realizam diversas atividades relacionadas com a tecnologia da informação. A tecnologia da informação é a área que utiliza os meios computacionais para realizarem seus objetivos, como produzir inovações e adaptações, transmitir e armazenar, assim como acrescentar e utilizar milhares de informações.

O mercado atual disponibiliza muitas oportunidades de profissões para a área de TI. E neste artigo vamos apresentar para você o que é realmente trabalhar com tecnologia da informação e o que não é tecnologia da informática.

A área de tecnologia está em alta e as profissões na área de TI são o futuro promissor. Já estamos vivendo na era da informação. Agora é você se capacitar e focar nos resultados positivos para entrar para o mercado de TI.

É preciso você escolher uma carreira que quer seguir. São muitas as opções relacionadas à tecnologia que o profissional pode ficar um pouco perdido com tantas oportunidades.

Agora vamos conhecer algumas delas?! Continue a sua leitura!

1 - Business Intelligence


Esse termo é novo ainda para muita gente, mas Business Intelligence é o processo de armazenar, organizar, analisar, inovar, monitorar e compartilhar informações relevantes para o andamento de todos os processos de negócios de uma empresa.

Um pouco tempo atrás, essas informações eram totalmente despresadas, pois ainda não se havia descoberto a grande relevância existente nesses dados.

Hoje já mudou e todas as informações são armazenadas para serem analisadas posteriormente. Após uma análise, uma depuração e planejamento para utilizá-la beneficamente.


Veja as melhores profissões na área de TI! Confira agora!


Essa atividade é o trabalho de um analista de Business Intelligence, que é identificar os padrões relevantes dentro de um conjunto enorme de dados, apoiando as empresas com insights valiosos para a tomada de decisão auxiliando os gestores e melhorar todo e qualquer processo.

Profissionais da área têm altos salários e esse cargo é considerado estratégico para o desenvolvimento da empresa.

São precisos terem uma base sólida em estatística e já adaptada com banco de dados para ocupar uma posição de modo que facilite toda a análise e execução do serviço.

2 -Jogos Digitais


As transformações digitais e o aperfeiçoamento das tecnologias nos dispositivos móveis abriram milhares de oportunidades para quem busca ter uma posição para trabalhar com games.

A Abragames, associação de empresas de desenvolvimento de jogos do Brasil, já tem um grande número de associados e trabalhadores na área já , e a tendência é que esse número aumente ainda mais.

Agora há diversas posições para quem tem interesse e sonha em buscar uma vaga nesse mercado de games como desenvolvedor mobile, web, product owner, game tester entre outras oportunidades.

Hoje existem poucos profissionais formados atuando nessa área de jogos.

Para poder se destacar nesse mercado o ideal é investir em um curso de graduação específico para jogos digitais.

3 - Engenharia de Software


A Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software.

O engenheiro de software é um dos principais pontos chaves da organização, tem a responsabilidade dentro de uma empresa de desenvolvimento de software, tendo habilidades de programação, análise e projeto de sistemas.

Na engenharia de software seu modelo de atuação pode ser interno, quando desenvolve soluções especificamente para a empresa, ou externo, quando trabalha para a criação de sistemas que são comercializados pelo negócio.

O mercado é bastante exigente, logo exige-se do profissional que busca ingressar na carreira de engenheiro de software, que tenha conhecimentos em modelagem de negócios, levantamento de requisitos, projeto de software, desenvolvimento, manutenção e teste de sistemas.

4 - Banco de Dados


Você leu mais acima que dentro das atividades do Business Inteligence devemos armazenar as informações coletadas durante as atividades da empresa.

A informação tem um valor estratégico dentro das empresas, por isso é preciso armazená-la de forma adequada para que possa ser recuperada, processada e analisada posteriormente.

Para encontrar uma solução adequada dentro da empresa. É onde entra o banco de dados.

O banco de dados é o conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. É onde são guardados os dados pelos sistemas utilizados na organização.

5 - Redes


Rede é uma rede de computadores que são formadas por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação.


Veja as melhores profissões na área de TI! Confira agora!


Uma das áreas mais complexas dentro da TI, e também uma das que possuem mais vagas em aberto, é o setor de redes.

E existem poucos profissionais disponíveis no mercado hoje e por conta disso são muito disputados.

Os altos salários têm atraído cada vez mais jovens que têm facilidade para lidar com matemática, habilidade informática muito necessária para a criação e implementação de sistemas de redes nas empresas ou organização.

A busca por esses profissionais acontece pela importância do acesso à internet dentro das empresas, organizações e instituições.

É praticamente inviável manter uma operação sem conexões rápidas e funcionais. A rede de computadores é importante nesse quesito. Muito mesmo.

Agora você vai escolher a profissão que mais se qualifica perto das suas habilidades, que podem ser adquiridas por todas as pessoas, umas mais lentas outras mais rápidas, mas todas tem a capacidade de aprender.

Espero que tenha gostado do artigo e sirva de grande valor dentro da sua carreira profissional!

Sucesso!

Curta as nossas redes sociais: