O que é informática?


Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.



Existem muitas áreas da informática que podemos conhecer, entre elas, software, hardware e redes de computadores. Pode ser utilizadas nos dias de hoje através de computadores, telefones, smartphone e tablets. Assim como em muitos dispositivos comuns em nossos dias, por exemplo: catracas eletrônicas, monitoramento com câmeras, assim como registros de compras de um supermercado.

As possibilidades são infinitas.

E a cada dia estamos recebemos ajuda de cada vez mais tecnologia computacional para resolvermos atividades do cotidiano.

Atualmente a informática esta presente em nossas vidas e utilizadas diariamente em nossos afazeres, sejam eles pessoais ou profissionais, tudo gira em torna da informática e das tecnologias. No entanto existe toda uma história para a informática estar tão desenvolvida e acessível, no inicio seu acesso era muito restrito e com o passar dos anos ela começou a ser disseminada pelo mundo, vamos então a história da informática e conhecer seu caminho até nos dias atuais do século XXI.


O que é informática?


A informática teve seu inicio na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma dificuldade ou necessidade dentro da, quando um Francês denominado de Blaise Pascal, desenvolve a primeira máquina de calcular, a primeira calculadora, esta por sua vez foi desenvolvida para realizar cálculos de algoritmos.

Isso tudo ocorreu na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos, neste momento se dá o, ponta pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo.



O primeiro computador surgiu em 1931 pela primeira vez no mundo uma máquina que realiza cálculos de forma automatizada. O computador foi desenvolvido por Vannevar Bush, através de uma pesquisa feita dentro de um centro de ciência e tecnologia, nos Estados Unidos.

Este primeiro computador realizava funções muito restritas, mas estava muito além do seu tempo. Seu sistema era analógico, como por exemplo a função de uma calculadora, no entanto o mesmo permitia a inclusão de números, para que fossem executados sequências numéricas infinitas. No entanto o mesmo era propenso a muitos erros, neste momento começa a ser utilizado o Sistema Binário de George Boole. O sistema binário de Boole é uma lógica, onde o computador conseguia fazer a leitura de numero de 0 a 1, números fora desta sequencia eram descartados pelo computador.


O que é informática?


O sistema binário de Boole tornou possível o desenvolvimento de microprocessadores.

Alguns anos mais tarde em 1962, surgiu a empresa que até hoje é muito conhecida, denominada de HP que desenvolver o disco magnético que tinha como objetivo armazenar as informações diretamente no computador, antes o processo era feito e armazenado através da gravação dos dados em fitas e possuíam pouco espaço para o armazenamento, já o disco tinha maior capacidade de armazenamento dos dados gravados.

Fonte: Portal Educação, wikipédia ;





Curta as nossas redes sociais: