Como organizar a entrega e troca de produtos vendidos online!


Queremos sempre aumentar os nossos lucros da nossa empresa. Ter um planejamento da logística da nossa loja virtual (e-commerce) de maneira organizada nos proporciona antecipar- se a várias adversidades que aparecem nas nossas vendas onlines. É muito importante organizar a entrega e devoluções de maneira estratégica e flexível de acordo as circunstâncias.

Neste artigo vamos apresentar para você os passos iniciais para você vender online com a sua própria loja virtual evitando qualquer tipo de impasse comercial.



O internauta tem muitas facilidades de comprar através da internet. A internet se tornou uma gigante vitrine online com excelentes possibilidades de adquirir novos produtos em poucos cliques. O que nos lembra de estar sempre atento com relação a nossa política de entrega dos produtos vendidos na internet!

1 - Atenção ao prazo

Realizar a entrega dentro do prazo estipulado na sua loja garante não só a credibilidade da sua marca na vida de seus consumidores como faz do seu empreendimento uma referencia dentro do mercado em que atua.

Além de ganhar a confiança da clientela você vai ganhar recomendações dos mesmos, que vão indicar a sua empresa para os seus contatos mais próximos. Tudo que nós queremos, não é verdade?!

Logo, realizar corretamente a entrega do produto de acordo com o combinado com o cliente através da sua loja virtual é de suprema importância. Coloque o planejamento tudo no papel como o atendimento, estoque e envios realizados, planeje cada etapa.

2 – Foco no Cliente

A satisfação do cliente ao comprar o seu produto é de extrema relevância. Como as compras online gera mais insegurança por parte da maioria desinformada, garantir que o cliente se sinta seguro ao comprar na sua loja virtual é muito importante para o seu empreendimento.

O cliente ao realizar a compra no seu e-commerce deve está ciente de todas as informações necessárias para a confiança no ato do fechamento do pedido online. Informações como produtos disponíveis e política de entregas e devoluções.

3 – Planeje a sua política de devoluções ou logística reversa

Na sua loja virtual você deve dar a devida importância para a logística reversa, que nada mais é do que o prazo para troca e devoluções de mercadorias.

Quanto mais tempo você consumir para realizar esse atendimento, mais problemas você vai ter. Então planejar todo esse processo de maneira a satisfazer o cliente melhor.

Lembre-se! O consumidor online não está vendo o produto em mãos, mas virtualmente, o que pode acontecer de ele não gostar ou querer trocar ao receber em mãos. Uma vez satisfeito o consumidor, a sua marca sai ganhando!

4 – Escolha o operador logístico para as entregas

Para a correta organização da sua loja virtual você também vai precisar escolher o operador de logística que pode ser os correios ou uma transportadora particular.

Saber como funciona todo o processo de preços e tempo de entregas por localidade é essencial para o funcionamento das suas vendas online.

Além de credibilizar a sua empresa diante dos seus consumidores!


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5 – Escolher uma forma de pagamento online seguro

Na internet existem milhares de lojas virtuais vendendo todos os tipos de mercadorias que você pode pensar, e também existem aquelas que de má fé, realizam golpes através da internet, vendem e não entregam a mercadoria e fazem o cliente perder valores queimando definitivamente a marca da empresa no ramo em que atua.

Utilizar parceiros confiáveis para realizar o pagamento em ambiente online de maneira segura para ambos os lados é o mais indicado. Procure acoplar a sua loja com pagamentos totalmente seguros na internet. Onde o dinheiro do cliente só é entregue à empresa depois que o cliente confirma que recebeu o produto de acordo.

Existem diversa formas de pagamento online como compras através de cartão de crédito, boleto ou até transferência online. Atente a este quesito!

6 – Estar ciente das regras de código de defesa do consumidor

Realizar uma pesquisa no PROCON com relação as regras estabelecidas para a Defesa do consumidor em uma compra online, é muito importante para o seu negócio não pecar no correto atendimento ao cliente.

O cliente hoje tem muitas facilidades em termos de reclamações na internet, o que deve ser evitado pela sua empresa a todo custo, também o internauta tem a opção de optar por outra empresa em poucos cliques!


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O reforça mais ainda a sua atenção no correto planejamento da logística da sua loja virtual na internet!

7 – Investir em pontuações para potenciais clientes

O grande objetivo de toda empresa é gerar satisfação aos seus consumidores, também as organizações tendem a querer fidelizar o cliente, neste caso, um bom planejamento para fornecer bônus exclusivos para clientes assíduos é uma excelente estratégia para induzi o cliente a comprar mais.

A loja virtual é como vender na sua loja física, o que diferencia é que o consumidor pode comprar de qualquer lugar com acesso a internet, receber no local combinado no ato da compra e ficar satisfeito ao ponto de recomendar a sua empresa! Genial e Maravilhoso, certo?!

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Sucesso nos negócios!

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