O que é a Engenharia de Software!


A Engenharia de Software é a área da informática que visa o desenvolvimento, manutenção e criação de sistemas de computadores. Onde são realizadas práticas de gerência de projetos e aplicação de tecnologias e outras disciplinas. Práticas que reúnem linguagens de programação, banco de dados, bibliotecas e práticas de projetos de software.

A matéria engloba fundamentos específicos de práticas que permitem o engenheiro especificar, planejar, projetar, implementar e manter sistemas computacionais.

É a área do mercado que mais produz vagas de emprego em todo o mundo!



A engenharia de software tem como objetivo a produção de sistemas ou programas de computador. De maneira que se adapte para o operador que é o ser humano, para facilitar todo a sua rotina de trabalho corporativo ou não.

O engenheiro desta área dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais!

Ele desenha e testa novos sistemas, faz a sua manutenção e revisão. Cria aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas empresariais e sistemas específicos, de forma a elevar seu desempenho e produtividade nas atividades do dia a dia.

Quase 14 mil companhias atuam no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Essas empresas dedicam-se ao desenvolvimento, à fabricação, à comercialização e à distribuição de hardwares e softwares (72% do total) e à prestação de serviços de informática (27%). Juntas, movimentaram 60 bilhões de dólares em 2015. As 1.600 empresas filiadas à Abes geram 120 mil empregos diretos. De acordo com o Guia do Estudante!

A engenharia de software realiza um movimento financeiro na faixa de 27 bilhões no mercado interno. E a tendência é aumentar progressivamente.


O que é a Engenharia de Software!


O Desenvolvimento de um software bem-sucedido se dá através de um processo adaptável, flexível e ágil que conduzirá a um resultado de alta qualidade, alta perfomance, atendendo às necessidades dos clientes que de fato usarão o software (O cliente).

A engenharia de software está fortemente ligada com a noção de qualidade, perfomance e simplicidade para os usuários.

A gestão da engenharia de software!

A gestão da qualidade promove uma cultura de aperfeiçoamento contínuo de processos, sendo esta a cultura que no final das contas sempre leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas e evoluídas na engenharia de software. Proporcionando sempre inovação e melhorias no sistema.

Temos também processos que são responsáveis por fornecer informações técnicas muito importantes para o desenvolvimento de software. Os métodos envolvem diversos processos como: comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de software, testes e suporte.


O que é a Engenharia de Software!


Através das boas práticas da engenharia de software conseguimos construir um sistema flexível que pode sempre ser aprimorado e implementado para atender as necessidades da função que ele executa.

O processo de desenvolvimento de sistemas computacionais são compostos basicamente por especificações, projeto, Desenvolvimento e implementação, bateria de testes, implantação e treinamento.

A engenharia de software baseia-se em desenvolver componentes significativos no sistema, de maneira que possam ser reutilizáveis. Facilitando as manutenções e adição de novas funcionalidades.

Processo de Desenvolvimento

Um conjunto de passos planejados e executados com o objetivo de alcançar uma meta. No caso de desenvolvimento de software, a meta consiste em criar um software ou desenvolver um já existente. Pode ser visto como um processo de negócio aplicado a objetivos específicos.

Os Processos de software visam assegurar o desenvolvimento de software com prazos e necessidade de recursos definidos, com elevada produtividade (de forma econômica), com qualidade estimada e prevista.

A programação sendo Web ou Desktop fazem parte da engenharia de software!

Gostou do artigo! Curta nossa redes sociais e fique por dentro de novas novidades da informática!

Sucesso!

Curta as nossas redes sociais: